Gótico significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda a arte medieval(cristã), de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.
A música gótica, tem muita influência da música clássica, vocais clássicos, tenores, sopranos, violinos, pianos, orquestras, etc.. A música gótica, fala sobre o amor, mas de forma profunda, e não hipócrita, falam sobre temas ocultos, histórias, mitologia, deuses, vida, morte, fala de coisas diferentes. Por vezes, a música gótica também usa guitarra, tornando-se então, o famoso Gothic Metal.
Os artistas góticos, da mesma forma que qualquer outro tipo de artista, desenham o que sentem, o que vêm do mundo que existe e em que vivem. Na sua maioria, não tentam fazer obras bonitas com a finalidade de agradar aos outros, nem mesmo de vendê-las, mas sim, com o intuito de agradar a si próprio, de expressar o que sentem e o que vêm.
A sua filosofia consiste em viver em paz, defende a ideia de um mundo sem mais tristezas, nem mágoas, de um mundo no qual os góticos não se sintam mais sozinhos, isolados, solitários e julgados, consiste no ideal de encontrar uma pessoa que o faça feliz, e o faça não sentir tanta agonia, tristeza e depressão. Pode-se resumir em "Um mundo bom de se viver, é aquele que só vai existir no momento que toda a falsidade, hipocrisia e frieza acabar".
Os cemitérios são lugares quietos, ideais para a introspecção e reflexão, que outros lugares não proporcionam. Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isso. São bonitos, e de atmosfera misteriosa.
Góticos são seres sociáveis que escolhem os seus amigos pelo que eles são e não por aquilo que eles possuem, não medem as pessoas dos pés à cabeça antes de se aproximarem para fazer novas amizades.Eles odeiam qualquer forma de discriminação, aceitam as diferenças individuais com naturalidade e recebem bem todos que se aproximam, independentemente dos seus valores, situação económica ou orientação sexual.
Maquiagem:
Os góticos nasceram de movimentos arquitetônicos, literários e musicais, são conhecidos principalmente pela vestimenta e a maquiagem pesada.
A subcultura gótica se iniciou no Brasil nos anos 80. Pessoas passaram a expressar seu estilo de vida com um visual exótico e sua principal marca passou a ser a maquiagem.
As maquiagens góticas podem lembrar vampiros, anjos ou demônios, com desenhos ou super carregadas. São mais usadas em “baladas góticas” ou em encontro entre as turmas.
Existem maquiagens mais leves para serem usadas no dia a dia, mantendo a identidade gótica, mas sem ficar muito agressiva aos outros.
Para fazer a maquiagem gótica, precisa-se necessariamente de sombras escuras, como preta, azul e roxa, lápis de olho ou delineador e batom preto, além das unhas sempre estarem pintadas de preto.
Siga as dicas para fazer o seu make gótico:
Pele:
Antes de começar a se maquiar, prepare a pele, lavando-a com um sabonete específico para a sua pele ou com um demaquilante tônico.
Em seguida, aplique a base, que pode ser um tom abaixo da sua pele, pois quanto mais branca parecer, melhor!
Passe camadas generosas de base, corretivo e pó, para que obtenha uma pele bem uniforme, branca e pálida.
Esqueça do Blush! O blush cria um aspecto saudável e não queremos isso para o look gótico.
Góticas. Foto:Divulgação | Góticos. Foto:Divulgação |
Olhos:
A maquiagem para os olhos é fundamental para o estilo gótico!
Passe o lápis de olho preto, por toda parte interna e externa dos olhos, com um traçado firme e grosso rente aos cílios superiores e inferiores.
Com o pincel chanfrado passe a sombra cremosa (preta) por toda parte móvel dos olhos. Se não tiver a sombra cremosa, utilize a em pó, umedecendo o pincel chanfrado com água, em seguida encoste o pincel na sombra e aplique nos olhos.
No canto dos olhos, pode passar uma outra cor de sombra, como por exemplo o vermelho, para dar um ar mais obscuro.
Aplique muitas camadas de rímel para cílios volumosos, destacando o olhar.
Com o delineador ou o lápis de olho, há possibilidades de fazer desenhos no rosto. Muitos desenham lágrimas, ou contornos aleatórios pelo rosto para acrescentar ainda mais a make!
Vale também, usar lentes de contato, com azuis, brancas ou com desenhos, além também de usar uma de cada cor.
Tribo Gótica. Foto:Divulgação | Dark Glamour. Foto:Divulgação |
Boca
Contorne a boca com um lápis de boca azul, roxo ou preto, ligeiramente metálico. Depois preencha os lábios com um batom escuro que escolher.
Se quiser dar um brilho, aplique o gloss preto ou o incolor.
Para que o batom fique por mais tempo na boca, antes de aplicá-lo passe uma pequena quantidade de pó ou corretivo facial com as pontas dos dedos, dando batidinhas de leve.
Dark Glamour [2]. Foto:Divulgação | Lolitas Góticas. Foto:Divulgação |
Dentro da Tribo Gótica, há outros estilos, como por exemplo, o Dark Glamour, Gotich Lolita, Dark Angel, entre outros, mas a maquiagem é praticamente a mesma: bem carregada!
Lembrando também que os homens podem fazer a maquiagem da mesma forma, usando a base, o lápis, a sombra e o batom!
Outra forma de se inspirar, é observando imagens de maquiagens góticas para praticar!
Abaixo confira o visual gótico de famosos internacionais
Amy Lee. Foto:Divulgação | Marilyn Manson. Foto:Divulgação |
Tarja Turunen. Foto:Divulgação | Anette Olzon. Foto:Divulgação |
0 comentários: